terça-feira, 25 de maio de 2010

ESFOLIANTES

A esfoliação é um hábito saudável, quase um ritual. E os resultados são surpreendentes: a pele fica limpa, lisa, com jeito de novinha em folha.
Nossa pele descama naturalmente todos os dias, o que é positivo, já que as células se renovam. Porém, a descamação natural deixa a superfície irregular e opaca. Para retirar essa camada feia é necessário aplicar esfoliantes. Depois de esfoliada, a pele também absorve o hidratante com maior facilidade e, surpresa, o bronzeamento fica mais fácil.

Como funcionam os esfoliantes
Os esfoliantes conseguem penetrar nos poros, limpando-os profundamente. Podem ser encontrados em forma de sabonetes em barra, gel, cremes, loções e sabonetes líquidos. Geralmente a pele deve ser esfoliada uma vez por semana, ou a cada 15 dias. Contudo, a periodicidade de aplicação depende do tipo de pele e do produto utilizado, alguns são mais concentrados, outros suaves.

Algumas dicas para extrair o máximo de benefícios da esfoliação:
Experimente esfoliar a pele um dia antes da depilação, já que o produto ajuda a desencravar pelos. É muito bom esfoliar a pele no chuveiro, com água morna, para amolecer a pele e os pelos. Os homens também podem fazer isso antes de se barbear.

Não há necessidade de aplicar o esfoliante com força, o segredo está na massagem que você fará com o produto. Faça movimentos circulares e repetitivos, depois enxague com água morna.

Aquelas bolinhas que se instalam em joelhos e cotovelos podem melhorar muito com esfoliação periódica e hidratação posterior. Mas se você têm espinhas, precisa tomar um cuidado especial com esfoliantes. Não é recomendado quando a pele apresenta espinhas com pústula (espinhas amarelas).

Pessoas com peles muito sensíveis, ressecadas, acne inflamada, ou com certas patologias do tipo, psoriase e vitiligo não devem fazer esfoliação sem orientação médica, pois o quadro pode piorar muito.

Antes de optar por um produto esfoliante é sempre recomendável consultar o dermatologista. Deve-se tomar muito cuidado com os esfoliantes caseiros. Alguns ingredientes, mesmo os naturais, podem causar danos à pele. Além disso, o mercado oferece várias opções de esfoliantes, para todos os tipo de pele e de bolsos

Nenhum comentário:

Postar um comentário