sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VAIDADE MASCULINA: eles se depilam, usam cremes e a mulherada adora

As mulheres são as grandes incentivadoras da nova onda de vaidade masculina.


O professor de educação física paulistano Eduardo Vilhena, de 24 anos, costuma demorar mais para se arrumar que a namorada. Só sai com cabelo arrumado, creme hidratante e figurino impecável. Há dois anos, passou a depilar o peito. A namorada, Tathiane Costa, de 29, gerente de uma academia em São Paulo, ri com a vaidade do parceiro. “Quem não gosta de um homem com tudo em cima? Chega de preconceito”, afirma. A jornalista carioca Henriette Soares, de 39 anos, concorda. Seu marido, o empresário Eduardo Oliveira, de 43, é consumidor de cremes para o corpo todo e, para manter a pele lisa, faz ainda, duas vezes por mês, um tratamento a laser na área da barba.

“De dois anos para cá, intensifiquei meus cuidados. O resultado é ótimo, e não ligo para o preconceito de alguns amigos”, diz Oliveira. Não deixa de combinar as roupas com sapatos e relógio e faz tratamento para amaciar os cabelos grisalhos. Pai de três filhos, ele diz que a mulher é sua grande incentivadora. “Ela acha que o homem inteligente tem de se cuidar. E adora que eu tenha uma pele boa e um corpo bonito”, afirma. “Afinal, é ela quem desfruta.” Foi Henriette quem levou o marido para a clínica de estética, onde ele faz também um trabalho de modulação do abdome com equipamento especial. “Hoje, alguns amigos o olham de lado quando ele diz que passa creme até nos cotovelos”, afirma ela. “Mas ele é o homem do futuro.”

Tathiane e Henriette são mulheres que deixaram de lado o preconceito e acreditam que o homem vaidoso é uma das melhores novidades do mundo contemporâneo. Elas são uma das forças que fazem os homens radicalizar os cuidados com o próprio corpo. Por trás de um homem que tira as sobrancelhas ou depila as pernas, há um par atento de olhos – ou mãos – femininos. Tratamentos que há pouco tempo faziam parte apenas do universo gay começam a virar condição para o interesse feminino. No site de relacionamento Orkut, há centenas de comunidades sobre homens vaidosos. Na maior delas, Sou Homem & Sou Vaidoso, com 3.200 membros, o fórum é recheado de relatos sobre a preferência das mulheres.

“Depilar é a coisa mais normal do mundo. E a mulherada adora”, afirma o internauta Dudu. Depilação, aliás, é um assunto em pauta. Os homens discutem, de forma corriqueira e informada, os diferentes tipos de creme e os lugares do corpo mais adequados para ter os pelos retirados. A maioria depila o peito; outros, também barriga e costas. Há ainda quem tire os cabelos das pernas, axilas e partes íntimas. “Fica bem melhor para a minha namorada, se é que vocês me entendem”, diz o participante Alex22.

Na comunidade de mulheres Adoro Homem Vaidoso, que tem 372 pessoas registradas, mulheres elogiam o contato com peles masculinas macias. “Eu mesma compro o creme e passo nele todos os dias antes de dormir. Agora, quero que ele vá comigo à manicure”, diz a internauta LolitaES.

O desejo de perfeição estética que agora assola o mundo masculino nada mais é que o prolongamento daquilo que já existe no universo feminino. Vivemos um tempo de compulsões – comida, drogas, sexo –, e entre elas está o culto ao corpo. “Trata-se do mesmo fenômeno que já atinge as mulheres”, afirma a psicanalista Joana de Vilhena, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, autora do livro O intolerável peso da feiura. “Existe ainda uma intolerância maior à feiura feminina, mas com o tempo isso tende a se igualar.”

A estudante de design carioca Camilla Ghermandi, de 19 anos, garante que a nova geração de mulheres não tolera mais homem desleixado. E diz que as mulheres mais jovens dispensam solenemente os pelos no corpo masculino. “Onde é que está escrito que eles precisam ter o cabelo seco, a pele grossa e o corpo cabeludo?”, diz. Já está na sua lista de metas de 2009 depilar o peito do novo namorado, Bruno, também estudante. “No calor do Brasil, é mais higiênico homem sem pelos”, afirma.

De outra geração, a ex-jogadora de vôlei Virna Dias, de 34 anos, também questiona a máxima de que o homem de verdade é o homem rústico. Desde que começou a namorar o empresário paulista Rodrigo Piovesan, já o convenceu a usar creme noturno, a tirar o excesso de sobrancelha e a fazer as unhas semanalmente, sem falar no tratamento para amaciar os pés. “Não tem nada pior que aquele pé áspero”, afirma. “Burro é o homem que diz que isso é coisa de gay.”

O incentivo feminino deve incrementar ainda mais o mercado da vaidade masculina, que já era crescente nos últimos anos. Nas clínicas de estética, o movimento dos homens cresceu 50% em 2007 e repetiu o resultado ao longo do ano passado. Eles já representam 20% dos pacientes de cirurgias plásticas, com ênfase na blefaroplastia (quando se retiram excessos de pele e bolsas de gordura das pálpebras), e a rinoplastia, que diminui ou afina o nariz. “Também aumentou muito a procura pelo lifting facial e a lipoaspiração no abdome e no pescoço, para acabar com a papada”, diz o cirurgião plástico carioca Tomaz Nassif.


Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário