quinta-feira, 14 de outubro de 2010

HOMENS ADEREM A NOVA MODA: DEPILAÇÃO

Seja por vaidade ou higiene, homens se rendem a depilação.
Procura pelo serviço aumentou cerca de 80% nos últimos dois anos.

A depilação masculina é a útima moda do verão. Clínicas especializadas dizem que de houve um aumento de 80% no número de clientes. Cada vez mais vaidosos, os homens estão cuidando da beleza do mesmo modo que as mulheres. Em apenas uma clínica especializada, cerca de 1.200 homens são atendidos todos os meses.

Se antes apenas nadadores, que costumam retirar os pêlos do corpo para diminuir a resistência da água, se submetiam à técnica, hoje executivos, empresários, médicos, dentistas, advogados e até adolescentes se depilam uma vez ou duas por mês. A faixa etária que mais procura o serviço está entre 20 e 40 anos. Segundo especialistas do setor, os homens estão procurando o serviço por vaidade, higiene e até por recomendação médica.

Um empresário, de 32 anos, casado há quatro anos, conta que procurou a depilação para poder realçar mais os músculos da perna. “É um complemento da ginástica. Os músculos ficam mais torneados e aparentes. Na verdade, quem sugeriu que eu fizesse foi minha mulher. Depois da primeira vez, não parei mais”, diz ele que depila a perna inteira, abdômen tórax e axila.

Para fazer a barba com cera é preciso que os pêlos do rosto estejam crescidos, pelo menos, três milímetros. Para isso, o homem precisa ficar um ou dois dias sem se barbear. “Eu não faço barba porque tem que deixar os pêlos crescerem um pouco mais. Como eu tenho que me barbear todos os dias, não dá tempo de crescer”.

Outro adepto da depilação é um corretor de seguros de 36 anos, separado. “Quando eu faço a barba na depilação demora muito mais para crescer. Enquanto que com a gilete você faz um dia e no outro tem que fazer de novo”, diz ele que faz além da barba, sobrancelha, abdômen, tórax, axila e o nariz. O corretor, que faz questão de dizer que é heterossexual, reconhece que se depila por vaidade: “Eu não gostava muito da minha sobrancelha. Ela era extremamente grossa. Eu fiz por vaidade mesmo. A axila eu tiro porque acho feio aqueles pêlos todos. Ah! O nariz eu faço por vaidade também. Fica feio aqueles negócios todos saindo do nariz”, diz ele.

Proprietária fundadora de uma Rede de Depilação, conta que o serviço mais procurado pelos homens é a depilação da barba. O pêlo leva cerca de 20 dias para crescer. Segundo ela, o efeito é duradouro e a pele fica com um aspecto mais limpo. Ela conta que muitos médicos pedem para seus pacientes se depilarem com cera para evitar problemas como a foliculite, que é a inflamação dos poros. “Alguns homens, por causa do atrito da calça ou por excesso de pêlos, ficam com os folículos inflamados”, conta ela que avisa aos homens que gostam de sol que a técnica não pode ser aplicada em peles muito bronzeadas: “A pele bronzeada fica muito sensível e essa sensibilidade vai deixar a cera com a temperatura mais quente. Ela vai ficar fora do ponto de temperatura que é aconselhável. O que pode causar queimadura”.

Para quem pretende se depilar, a recomendação é não passar cremes, óleos ou hidratantes na face ou no corpo. A cera não adere na pele úmida. “O pêlo tem que estar um pouco fora da pele, cerca de três milímetros. O suficiente para a cera conseguir grudar e puxar pela raiz”. As pessoas que estão fazendo tratamento com ácido não devem se submeter à depilação com cera, a técnica deixa a pele muito sensível e o resultado com o ácido seria desastroso. Além do ácido, não é recomendado também a depilação para quem tem machucados, marcas de cirurgia recentes e problemas de pele, como inflamação nos poros.

Depilei, e agora?

Após a depilação o homem deve evitar se expor ao sol ou a calor e vapor quente excessivo. A retirada dos pêlos com a técnica da cera quente retira a primeira camada protetora da pele, a deixando mais sensível e com os poros abertos. “A falta de proteção cutânea, facilita queimaduras”, também não devem ser usados produtos a base de álcool, como desodorantes, após a depilação. Ideal que os homens apliquem um hidratante suave ou gel a base de calêndula ou camomila para amenizar possíveis irritações. Além dessas dicas, indico o uso de gel com azuleno para prevenir pêlos encravados, assim como uma boa esfoliação 3 dias antes e 3 dias após a depilação e no intervalo entre uma depilação e outra, conforme a pele, de 10 em 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário