quinta-feira, 14 de outubro de 2010

HOMENS ADEREM A NOVA MODA: DEPILAÇÃO

Seja por vaidade ou higiene, homens se rendem a depilação.
Procura pelo serviço aumentou cerca de 80% nos últimos dois anos.

A depilação masculina é a útima moda do verão. Clínicas especializadas dizem que de houve um aumento de 80% no número de clientes. Cada vez mais vaidosos, os homens estão cuidando da beleza do mesmo modo que as mulheres. Em apenas uma clínica especializada, cerca de 1.200 homens são atendidos todos os meses.

Se antes apenas nadadores, que costumam retirar os pêlos do corpo para diminuir a resistência da água, se submetiam à técnica, hoje executivos, empresários, médicos, dentistas, advogados e até adolescentes se depilam uma vez ou duas por mês. A faixa etária que mais procura o serviço está entre 20 e 40 anos. Segundo especialistas do setor, os homens estão procurando o serviço por vaidade, higiene e até por recomendação médica.

Um empresário, de 32 anos, casado há quatro anos, conta que procurou a depilação para poder realçar mais os músculos da perna. “É um complemento da ginástica. Os músculos ficam mais torneados e aparentes. Na verdade, quem sugeriu que eu fizesse foi minha mulher. Depois da primeira vez, não parei mais”, diz ele que depila a perna inteira, abdômen tórax e axila.

Para fazer a barba com cera é preciso que os pêlos do rosto estejam crescidos, pelo menos, três milímetros. Para isso, o homem precisa ficar um ou dois dias sem se barbear. “Eu não faço barba porque tem que deixar os pêlos crescerem um pouco mais. Como eu tenho que me barbear todos os dias, não dá tempo de crescer”.

Outro adepto da depilação é um corretor de seguros de 36 anos, separado. “Quando eu faço a barba na depilação demora muito mais para crescer. Enquanto que com a gilete você faz um dia e no outro tem que fazer de novo”, diz ele que faz além da barba, sobrancelha, abdômen, tórax, axila e o nariz. O corretor, que faz questão de dizer que é heterossexual, reconhece que se depila por vaidade: “Eu não gostava muito da minha sobrancelha. Ela era extremamente grossa. Eu fiz por vaidade mesmo. A axila eu tiro porque acho feio aqueles pêlos todos. Ah! O nariz eu faço por vaidade também. Fica feio aqueles negócios todos saindo do nariz”, diz ele.

Proprietária fundadora de uma Rede de Depilação, conta que o serviço mais procurado pelos homens é a depilação da barba. O pêlo leva cerca de 20 dias para crescer. Segundo ela, o efeito é duradouro e a pele fica com um aspecto mais limpo. Ela conta que muitos médicos pedem para seus pacientes se depilarem com cera para evitar problemas como a foliculite, que é a inflamação dos poros. “Alguns homens, por causa do atrito da calça ou por excesso de pêlos, ficam com os folículos inflamados”, conta ela que avisa aos homens que gostam de sol que a técnica não pode ser aplicada em peles muito bronzeadas: “A pele bronzeada fica muito sensível e essa sensibilidade vai deixar a cera com a temperatura mais quente. Ela vai ficar fora do ponto de temperatura que é aconselhável. O que pode causar queimadura”.

Para quem pretende se depilar, a recomendação é não passar cremes, óleos ou hidratantes na face ou no corpo. A cera não adere na pele úmida. “O pêlo tem que estar um pouco fora da pele, cerca de três milímetros. O suficiente para a cera conseguir grudar e puxar pela raiz”. As pessoas que estão fazendo tratamento com ácido não devem se submeter à depilação com cera, a técnica deixa a pele muito sensível e o resultado com o ácido seria desastroso. Além do ácido, não é recomendado também a depilação para quem tem machucados, marcas de cirurgia recentes e problemas de pele, como inflamação nos poros.

Depilei, e agora?

Após a depilação o homem deve evitar se expor ao sol ou a calor e vapor quente excessivo. A retirada dos pêlos com a técnica da cera quente retira a primeira camada protetora da pele, a deixando mais sensível e com os poros abertos. “A falta de proteção cutânea, facilita queimaduras”, também não devem ser usados produtos a base de álcool, como desodorantes, após a depilação. Ideal que os homens apliquem um hidratante suave ou gel a base de calêndula ou camomila para amenizar possíveis irritações. Além dessas dicas, indico o uso de gel com azuleno para prevenir pêlos encravados, assim como uma boa esfoliação 3 dias antes e 3 dias após a depilação e no intervalo entre uma depilação e outra, conforme a pele, de 10 em 10 dias.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SIM.... ELES SE DEPILAM.... E ELAS INCENTIVAM

A velha máxima de que o homem de verdade é o homem rústico está totalmente fora de moda. Cada vez mais vaidosos, eles usam usam cremes, pintam o cabelo e - por que não? - se depilam. Adriano, Romário, David Beckham, Brad Pitt e Roberto Carlos estão entre os adeptos da prática, que chegou a zonas inimagináveis para o universo masculino como a virilha e as axilas.

As mulheres, por sua vez, são as principais incentivadoras. A maioria dos homens que se depila hoje é levada por elas. Foi o caso de Romário, que aderiu à prática, em abril de 2009, atendendo a um pedido da mulher Isabelle.

"É mais bonito e higiênico. Ele se rendeu e depilou o corpo todo, só deixou a barba. Agora não quer outra coisa", revelou a mulher.

A foto de Adriano na comemoração do hexacampeonato do Flamengo totalmente depilado - axila incluídas - trouxe de volta a discussão se depilação era coisa de homem. Famoso por suas conquistas (Dani Bolina, Joana Machado, Cássia Menega e Priscila, para citar só as mais recentes), o jogador está aí para mostrar que o preconceito não tem sentido.

"Sou totalmente a favor. Acho bonito e interessante um homem que se cuida. Ser metrossexual não é nenhum bicho de sete cabeças", defende Priscila.

David Beckham foi um dos primeiros a levantar bandeira. Em uma campanha publicitária para a Armani, em 2007, o jogador apareceu com a virilha depilada. A foto causou polêmica, e a mulher, Victoria Beckmam foi a público dizer que o marido era muito homem. “Tenho orgulho de ter uma boa vida sexual com David. Ele é acima da média e é bem dotado. Dá para ver isto na propaganda. É tudo dele.”

Sem querer, Beckham inaugurou uma moda nos EUA e na Inglaterra, que ficou conhecida por Boyziliam.

VAIDADE MASCULINA: eles se depilam, usam cremes e a mulherada adora

As mulheres são as grandes incentivadoras da nova onda de vaidade masculina.


O professor de educação física paulistano Eduardo Vilhena, de 24 anos, costuma demorar mais para se arrumar que a namorada. Só sai com cabelo arrumado, creme hidratante e figurino impecável. Há dois anos, passou a depilar o peito. A namorada, Tathiane Costa, de 29, gerente de uma academia em São Paulo, ri com a vaidade do parceiro. “Quem não gosta de um homem com tudo em cima? Chega de preconceito”, afirma. A jornalista carioca Henriette Soares, de 39 anos, concorda. Seu marido, o empresário Eduardo Oliveira, de 43, é consumidor de cremes para o corpo todo e, para manter a pele lisa, faz ainda, duas vezes por mês, um tratamento a laser na área da barba.

“De dois anos para cá, intensifiquei meus cuidados. O resultado é ótimo, e não ligo para o preconceito de alguns amigos”, diz Oliveira. Não deixa de combinar as roupas com sapatos e relógio e faz tratamento para amaciar os cabelos grisalhos. Pai de três filhos, ele diz que a mulher é sua grande incentivadora. “Ela acha que o homem inteligente tem de se cuidar. E adora que eu tenha uma pele boa e um corpo bonito”, afirma. “Afinal, é ela quem desfruta.” Foi Henriette quem levou o marido para a clínica de estética, onde ele faz também um trabalho de modulação do abdome com equipamento especial. “Hoje, alguns amigos o olham de lado quando ele diz que passa creme até nos cotovelos”, afirma ela. “Mas ele é o homem do futuro.”

Tathiane e Henriette são mulheres que deixaram de lado o preconceito e acreditam que o homem vaidoso é uma das melhores novidades do mundo contemporâneo. Elas são uma das forças que fazem os homens radicalizar os cuidados com o próprio corpo. Por trás de um homem que tira as sobrancelhas ou depila as pernas, há um par atento de olhos – ou mãos – femininos. Tratamentos que há pouco tempo faziam parte apenas do universo gay começam a virar condição para o interesse feminino. No site de relacionamento Orkut, há centenas de comunidades sobre homens vaidosos. Na maior delas, Sou Homem & Sou Vaidoso, com 3.200 membros, o fórum é recheado de relatos sobre a preferência das mulheres.

“Depilar é a coisa mais normal do mundo. E a mulherada adora”, afirma o internauta Dudu. Depilação, aliás, é um assunto em pauta. Os homens discutem, de forma corriqueira e informada, os diferentes tipos de creme e os lugares do corpo mais adequados para ter os pelos retirados. A maioria depila o peito; outros, também barriga e costas. Há ainda quem tire os cabelos das pernas, axilas e partes íntimas. “Fica bem melhor para a minha namorada, se é que vocês me entendem”, diz o participante Alex22.

Na comunidade de mulheres Adoro Homem Vaidoso, que tem 372 pessoas registradas, mulheres elogiam o contato com peles masculinas macias. “Eu mesma compro o creme e passo nele todos os dias antes de dormir. Agora, quero que ele vá comigo à manicure”, diz a internauta LolitaES.

O desejo de perfeição estética que agora assola o mundo masculino nada mais é que o prolongamento daquilo que já existe no universo feminino. Vivemos um tempo de compulsões – comida, drogas, sexo –, e entre elas está o culto ao corpo. “Trata-se do mesmo fenômeno que já atinge as mulheres”, afirma a psicanalista Joana de Vilhena, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, autora do livro O intolerável peso da feiura. “Existe ainda uma intolerância maior à feiura feminina, mas com o tempo isso tende a se igualar.”

A estudante de design carioca Camilla Ghermandi, de 19 anos, garante que a nova geração de mulheres não tolera mais homem desleixado. E diz que as mulheres mais jovens dispensam solenemente os pelos no corpo masculino. “Onde é que está escrito que eles precisam ter o cabelo seco, a pele grossa e o corpo cabeludo?”, diz. Já está na sua lista de metas de 2009 depilar o peito do novo namorado, Bruno, também estudante. “No calor do Brasil, é mais higiênico homem sem pelos”, afirma.

De outra geração, a ex-jogadora de vôlei Virna Dias, de 34 anos, também questiona a máxima de que o homem de verdade é o homem rústico. Desde que começou a namorar o empresário paulista Rodrigo Piovesan, já o convenceu a usar creme noturno, a tirar o excesso de sobrancelha e a fazer as unhas semanalmente, sem falar no tratamento para amaciar os pés. “Não tem nada pior que aquele pé áspero”, afirma. “Burro é o homem que diz que isso é coisa de gay.”

O incentivo feminino deve incrementar ainda mais o mercado da vaidade masculina, que já era crescente nos últimos anos. Nas clínicas de estética, o movimento dos homens cresceu 50% em 2007 e repetiu o resultado ao longo do ano passado. Eles já representam 20% dos pacientes de cirurgias plásticas, com ênfase na blefaroplastia (quando se retiram excessos de pele e bolsas de gordura das pálpebras), e a rinoplastia, que diminui ou afina o nariz. “Também aumentou muito a procura pelo lifting facial e a lipoaspiração no abdome e no pescoço, para acabar com a papada”, diz o cirurgião plástico carioca Tomaz Nassif.


Fonte: Revista Época

DEPILAÇÃO MASCULINA É MODA NO VERÃO EUROPEU

Verão sem pêlos ou os “heteros” sob influência gay


Se um homem aparece na praia com o corpo todo depilado, isso é… Portugal 2010. Bruno Horta já sabia que a depilação se democratizou entre os homens, só não sabia bem porquê. Mas foi saber.

Basta andar na praia por estes dias. Homem sim, homem sim, há sempre um toque de depilação. Homens heterossexuais, bem entendido. Arrancar, rapar, aparar ou eliminar definitivamente os pêlos corporais, sobretudo no Verão, tornou-se tão comum como usar chinelos ou óculos de sol. Quem não o faz passa por animal raro.

E, no entanto, até há muito pouco tempo a preocupação com os pêlos corporais pertencia sobretudo aos homens gay (tanto que no fim dos anos 60 apareceu a subcultura gay “bear”, que cultiva os pêlos no corpo e a masculinidade exuberante como reacção a uma estética gay efeminada nos modos e nos hábitos, incluindo os hábitos depilatórios). A sociologia já se dedica ao assunto. Fala-se em “masculinidade hipersuave”.

Por que andam os “heteros” sob influência gay? Uma esteticista, responsável pela clínica lisboeta 4 Men Clinic, diz que pelas suas contas “90% dos clientes são homens e, desses, 75% são heterossexuais”. Helena Venceslau trabalha nesta área há seis anos e notou “um claro aumento do número de clientes nos últimos três anos”. Provavelmente “por influência da imagem dos jogadores de futebol e por exigência das mulheres: elas hoje procuram homens que saibam cuidar-se.”

Quanto às partes do corpo em que os homens menos gostam de ter pêlos, são, de acordo com Helena Venceslau, o peito, as costas, os ombros, o abdómen, o rabo e os genitais – por esta ordem.

“Os homens depilam-se para se sentirem mais limpos e atraentes do ponto de vista sexual, para melhorarem o próprio acto sexual, para ganharem uma sensação de juventude e revelarem mais os músculos”, escrevia há três anos o psicólogo social Donald R. McCreary, da Universidade de York, no Canadá, num artigo na revista científica American Journal of Men's Health. O mesmo especialista confirmava a ideia comum: “Aquilo que até hoje tinha sido um domínio exclusivo das mulheres e dos homens desportistas ou homossexuais está hoje disseminado por todos os homens.”

Numa recente colectânea de ensaios académicos sobre o corpo, The Body Reader (2010), publicada nos EUA pela New York University Press, vai-se mais longe na abordagem. Mathew Immergut, 38 anos, professor de sociologia na Purchase College, da State University de Nova Iorque, defende nesse livro que os homens heterossexuais tiram os pêlos porque acreditam inconscientemente que desse modo estão a exercer controlo sobre um meio ambiente cada vez mais desregulado. “O corpo tornou-se o sítio onde ainda se pode ter algum domínio, é a arena onde, perante alterações climáticas, aquecimento global, lixo nuclear, extinção de espécies ou falta de água potável, sentimos que temos algum poder”, resume à Time Out o sociólogo americano.

Título do texto de Immergutt: “Manscaping: The Tangle of Nature, Culture, and Male Body Hair”. “Claramente influenciado pela escola de pensamento do Construtivismo Social”, diz. Immergutt reconhece que “se se perguntar a um homem que costuma tirar os pêlos do corpo se acha que dessa forma está a controlar a natureza, ele vai obviamente responder que não, que só o faz para se sentir bem”. O lado inconsciente do acto é um ponto fundamental. “Os pêlos corporais tornaram-se um elemento do corpo que representa hoje a ausência de controlo e a desordem. A prática de muitos homens heterossexuais de eliminação dos pêlos corporais, aquilo a que chamo masculinidade hipersuave, esconde o desejo de controlar a natureza, embora isso não aconteça de forma consciente.”

Um exemplo dado no artigo é o actor Burt Reynolds, que nos anos 70 aparecia seminu em revistas, com pêlos por todo o corpo e um farto bigode. “Nessa época, nos EUA, os pêlos eram um marcador da masculinidade ideal. Burt Reynolds era considerado um ícone. Trinta anos depois, essa imagem é completamente recusada. Brad Pitt nunca apareceria assim numa revista”, conclui o sociólogo.

Fonte: http://depilacaomasculinapt.blogspot.com/