quarta-feira, 26 de maio de 2010

PELOS ENCRAVADOS

Fim dos pêlos encravados

O pêlo encravado é uma realidade que afeta um número considerável de mulheres e homens. Tendo por nome técnico Foliculite, tratam-se de pêlos que não conseguem crescer e que acabam por formar o equivalente a pequenas bolhas inflamadas na pele.

Uma das grandes causadoras do pêlo encravado é a depilação. A cera, fria ou quente, é um dos métodos mais utilizados pelas brasileiras e, apesar de apresentar resultados duradouros, causa mais pêlos encravados do que a lâmina ou o creme depilatório. Isto acontece porque o fio demora mais tempo para crescer e, no momento que tenta sair para a superfície do corpo através dos poros, encontra como barreira a nova camada de queratina, que provoca o intervalo entre as depilações seja de, no mínimo, quatro semanas.

As lâminas de barbear, criticadas por alguns, propiciam menos encravamento e, ao contrário do que se pensa, não deixa o pelo mais grosso. Mas, também não são tão inocentes assim, pois a passagem constante da parte metálica sobre a pele causam irritação. E, pela pele estar irritada, o pêlo não consegue rompê-la e acaba por não nascer. Outra causa para o problema é fazer a depilação na véspera de ir à piscina. Isto propicia uma irritação da pele devido ao cloro da água, que é nocivo para a mesma. O ideal, mas meio sem lógica, é tentar usar a lâmina depois de ir para a piscina.

Segundo membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o problema é que, ao suprimir o pêlo, dependendo do método de depilação escolhido, os fios mais grossos, principalmente os da virilha, podem voltar a nascer encurvados e penetrar de novo na pele. Normalmente, eles costumam encravar devido ao espessamento da pele, que acontece devido ao excesso de formação da sua proteína básica, a queratina.

Como se não bastasse, o uso de roupas apertadas, a obesidade e o nascimento de vários pêlos num único folículo piloso ajudam a agravar o drama, já que obstruem o orifício de saída do pêlo. Com isso, aparecem bolinhas que podem dar origem à foliculite, infecção causada por bactérias.

Mas, se você é assim como boa parte da mulherada e sofre com os danados dos pelinhos encravados, comece a respirar aliviada(o). Com a ajuda da tecnologia e de alguns truques bem simples, dá para prevenir e até mesmo matar esse mal pela raiz.

No entanto, a técnica mais indicada para resolver o problema é a depilação definitiva a laser, pois é a única capaz de destruir o folículo piloso e impedir o nascimento de outro pêlo.

Há vários tipos de laser, como Photoderm, Epilight, Epitouch, Epilaser, Diode Laser, Versa Pulse, entre outros. Esse método é eficaz porque o pigmento responsável pela coloração do pêlo, a famosa melanina, atrai e absorve a luz emitida pelo equipamento, o que promove um superaquecimento do bulbo capilar e "mata" a raiz do pêlo.

Vale lembrar, no entanto, que é necessário mais do que uma sessão (em média, de três a seis) para acabar definitivamente com o problema. Pois, os pêlos têm três fases de crescimento e nem todos passam por elas ao mesmo tempo. Ou seja, se ele ainda estiver na fase em que está dentro do folículo, o raio de luz não surtirá efeito algum, já que o fio serve como uma antena para atrair o laser.

Mas nem tudo é maravilhoso quando se trata dessa técnica. A aplicação é um pouco incômoda e deixa o local avermelhado. Deve-se aplicar protetor solar na região para não correr o risco de ganhar manchas.

Mas, sempre vale aquele velho ditado: a gente sabe que é muito mais fácil prevenir que os pêlos encravados apareçam do que combater o problema quando ele já está lá, instalado no seu devido lugar (prevenir é melhor que remediar). Com truques mais do que especiais e fáceis de serem seguidos, nós garantimos que os pelinhos irão embora de uma vez por todas e você recuperará aquela pele lisinha e sem nenhum resquício de que eles estiveram por ali.

Uma das formas mais eficazes de prevenir os pêlos encravados é lançar mão da boa e velha esfoliação. Para quem tem a pele oleosa, o procedimento deve ser feito duas vezes por semana com agentes abrasivos - de médio a forte. Já as donas(os) de uma cútis seca devem esfoliar o corpo só um dia da semana com substâncias abrasivas suaves. Entre os produtos prediletos dos dermatologistas para o "esfrega-esfrega" estão os cremes com ácidos, como o glicólico ou o retinóico. Eles só podem ser comprados com prescrição médica e o seu uso deve ser feito com acompanhamento profissional, não importa se a aplicação for em casa ou no consultório. São preferenciais principalmente na região da virilha recomenda-se o uso de cremes com ácido salicílico. Manchas escuras já instaladas na região só desaparecem com o uso de substâncias clareadoras, como hidroquinona, ou com peelings seriados feitos por dermatologistas.

Cremes com peróxido de benzoíla ou ácido azeláico também apresentam resultados eficazes.

Se não puder se submeter a uma série de depilação a laser, alterne os métodos depilatórios, entre cera e lâmina. Quando optar pela lâmina, evite passá-la várias vezes em cima do mesmo lugar para não irritar a pele, o que evita bastante o problema. Também desinfete a lâmina com certa frequência com álcool e algodão.
Não caia na tentação de cutucar, espremer ou arrancar com a pinça os pêlos encravados. Isso só vai ajudar a deixar o local mais inflamado, além de deixar a pele marcada ou manchada.

Após a depilação, acalme o local com loções à base de camomila, azuleno ou calêndula. Ao contrário do que se faz normalmente, não aplique creme após a depilação. Espere para fazê-lo no dia seguinte. Experimente passar água gelada sobre a pele para fechar os poros e conter a irritação.

Procure ainda por cremes específicos, próprios para foliculite. Procure por alguém que entenda na farmácia para ajudá-la(o). E, caso não encontre nenhum, recorra a produtos da linha masculina, pois foram feitos para o mesmo tipo de problema, só que na barba.

Evite calças apertadas, pois elas também dificultam que o pêlo chegue até a superfície da derme.

Se você não tem tempo (ou dinheiro!) para consultar um especialista, a dica é massagear a silhueta, duas vezes por semana, com uma escova ou uma bucha vegetal durante o banho. Mas atenção: se a epiderme for sensível, escolha uma esponja bem macia para não machucar a superfície corpórea.

Agora, receitas caseiras de esfoliantes para ajudar no combate à foliculite: misture uma colher (sopa) de iogurte natural, uma colher (sopa) de açúcar branco e dois morangos amassados. Espalhe esse mix pelo corpo com movimentos circulares e capriche nos pontos mais ressecados e onde o encravamento ocorre com maiorincidência.

Fonte: www.esteticacursos.com.br

CUIDADOS ANTES E DEPOIS DA DEPILAÇÃO

Quem opta pela depilação com cera sabe que é um processo desgastante para a pele e, que por isso ela precisa de cuidados antes e depois.
Na semana em que você for depilar massageie delicadamente a pele usando um esfoliante suave. Assim, você amacia os pelos e eles desencravam, facilitando a retirada. Antes de ir se depilar, se possível, tome um banho morno para abrir os poros. E ainda, se quiser, existem no mercado loções pré-depilatórias, úteis para acalmar a pele e amaciar o pelo. É muito importante que a pele esteja totalmente limpa antes de extrair os pelos, sem cremes, pomadas ou óleos.

Pós depilação:
Os hidratantes não são bem-vindos após a depilação, isso porque, os poros estão abertos e os pelos podem encravar mais facilmente ou até provocar infecções. O ideal é usar gel ou loções sem óleo, que acalmam a irritação e tonificam a pele. Tome esses cuidados essenciais com a sua pele e sinta o resultado!

terça-feira, 25 de maio de 2010

ESFOLIANTES

A esfoliação é um hábito saudável, quase um ritual. E os resultados são surpreendentes: a pele fica limpa, lisa, com jeito de novinha em folha.
Nossa pele descama naturalmente todos os dias, o que é positivo, já que as células se renovam. Porém, a descamação natural deixa a superfície irregular e opaca. Para retirar essa camada feia é necessário aplicar esfoliantes. Depois de esfoliada, a pele também absorve o hidratante com maior facilidade e, surpresa, o bronzeamento fica mais fácil.

Como funcionam os esfoliantes
Os esfoliantes conseguem penetrar nos poros, limpando-os profundamente. Podem ser encontrados em forma de sabonetes em barra, gel, cremes, loções e sabonetes líquidos. Geralmente a pele deve ser esfoliada uma vez por semana, ou a cada 15 dias. Contudo, a periodicidade de aplicação depende do tipo de pele e do produto utilizado, alguns são mais concentrados, outros suaves.

Algumas dicas para extrair o máximo de benefícios da esfoliação:
Experimente esfoliar a pele um dia antes da depilação, já que o produto ajuda a desencravar pelos. É muito bom esfoliar a pele no chuveiro, com água morna, para amolecer a pele e os pelos. Os homens também podem fazer isso antes de se barbear.

Não há necessidade de aplicar o esfoliante com força, o segredo está na massagem que você fará com o produto. Faça movimentos circulares e repetitivos, depois enxague com água morna.

Aquelas bolinhas que se instalam em joelhos e cotovelos podem melhorar muito com esfoliação periódica e hidratação posterior. Mas se você têm espinhas, precisa tomar um cuidado especial com esfoliantes. Não é recomendado quando a pele apresenta espinhas com pústula (espinhas amarelas).

Pessoas com peles muito sensíveis, ressecadas, acne inflamada, ou com certas patologias do tipo, psoriase e vitiligo não devem fazer esfoliação sem orientação médica, pois o quadro pode piorar muito.

Antes de optar por um produto esfoliante é sempre recomendável consultar o dermatologista. Deve-se tomar muito cuidado com os esfoliantes caseiros. Alguns ingredientes, mesmo os naturais, podem causar danos à pele. Além disso, o mercado oferece várias opções de esfoliantes, para todos os tipo de pele e de bolsos

PELOS ENCRAVADOS, COMO EVITAR?

Quando os fios começam a crescer em baixo da pele o desejo de ter a cútis lisinha se torna um pesadelo.

Infelizmente, este problema pode ocorrer não só por causa dos fios que nascem enrolados, mas também por conta de roupas justas demais, uso de ceras depilatórias, pois altera o eixo de crescimento do pelo, a utilização de cremes depilatórios que podem penetrar em uma ferida, ou a lâmina que pode machucar (cortar) a pele e propiciar uma inflamação gerando o encravamento.

E agora?

Para combater a situação adote algumas medidas antes de usar qualquer método depilatório:

Ao tomar banho use um sabonete líquido sem óleo mineral e uma bucha vegetal (com suavidade).
Use esfoliante três dias antes da depilação (nunca aplique em lesões).
Não reutilize a lâmina.

Evite loções ou cremes por três dias se usou o método da cera, pois os poros permanecem abertos.
Use uma pinça para retirar o pelo encravado, mas nunca fique cutucando.
Se os pelos forem exagerados consulte um dermatologista.

DICAS - EVITANDO PROBLEMAS 2

Alguns procedimentos são necessários para garantir uma depilação sem problemas. Porém, muitas mulheres e homens não sabem, mas alguns hábitos podem contribuir para beleza e saúde da pele.

ANTES:

- Evite expor-se ao sol antes da depilação

- No dia, não use cremes e óleos corporais.

- Procure remover os pelos após o banho, com pele limpa.

- No dia da depilação, vista peças largas e, preferencialmente de algodão. Jeans e lycra, por exemplo, contribuem para o aparecimento de pelos encravados!

DEPOIS:

- Aplique um hidratante suave ou gel de calêndula ou camomila para amenizar possíveis irritações na área.

- Evite pelos encravados recorrendo a gel com azuleno.

- Evite expor-se ao sol por pelo menos 48 horas

- Jamais passe qualquer produto com álcool – desodorante inclusive – até 12 horas após o procedimento. Eles agridem a pele, gerando até pequenas lesões

SEM TABUS

Qualquer pessoa que hoje em dia tenha mais do que sessenta ou setenta anos poderá afirmar que a década de cinqüenta do século passado foi praticamente o auge da feminilidade e da estética para mulheres, com a criação e a confecção de diversos tipos de produtos de beleza, que pudessem atender a todo tipo de necessidade deste público consumidor. Quase meio século depois, finalmente chegou a vez dos homens poderem assumir que se interessam e se preocupam pela estética masculina e o mercado enfim pode direcionar produtos especificamente criados para este tipo de consumidor.

Embora pareça ser um movimento novo, a verdade é que a preocupação com a estética masculina remonta de tempos muito antigos, ainda na Grécia Clássica, antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. Nesta época, a estética feminina era quase que nem um pouco valorizada e somente o homem era tido como modelo do belo e do perfeito, inspirando e proporcionando esculturas, pinturas e todo tipo de manifestação artística inspirada na anatomia humana para a representação dos deuses mitológicos gregos e suas lendas, numa proporção milimetricamente calculada para que todas as partes de encaixassem de igual maneira.

Muitos anos se passaram para que finalmente hoje a população masculina pudesse assumir sem medo que se interessa pela sua própria estética e pudesse comprar produtos para melhoras a beleza e o visual sem o compromisso de colocar sua sexualidade em dúvida. Pelo menos este foi um dos grandes benefícios que os excessos de liberdade das últimas décadas puderam proporcionar à população mundial.

BELEZA MASCULINA EM ALTA

Longe vai o tempo em que homem que é homem usava no máximo sabonete e desodorante. Uma loção pós-barba refrescante e talvez uma colônia para dias especiais. Cortar as unhas e os cabelos. Tudo feito. Tudo? As novas gerações, como os “dândis” do passado, descobrem a cada dia as novidades da estética masculina. Valorizando a beleza masculina através de cuidados com o corpo, cabelo e rosto e adotando as novas tendências de roupas masculinas, esse novo homem vem marcando presença em clinica de estética e desfiles de moda masculina.

Cuidados específicos para os homens já fazem parte dos serviços oferecidos por muitas clínicas de estética, masculinas ou não. Alguns dos tratamentos mais procurados incluem depilação masculina, tratamento de pés e mãos, massagens e a limpeza de pele do rosto e corpo.

Alguns diferenciais se impõem, no entanto, quando se trata de oferecer tratamentos de estética masculina. Os homens, mesmo os mais vaidosos, costumam preferir tratamentos mais rápidos e práticos. Nada de complicações e nomes exóticos para os procedimentos. Para conquistar esse segmento, é preciso ser mais objetivo e eficaz do que nunca. Também é importante lembrar que as necessidades são diferentes, pois a pele, cabelos e estilo de vida da maioria dos homens difere das mulheres.

Tratamentos mais extensos ou profundos não estão descartados pelos homens preocupados em manter sua beleza masculina – botox, peelings, clareamentos e rejuvenescimentos também são procedimentos que a cada dia mais e mais homens procuram visando restaurar o aspecto jovem e saudável de sua aparência.

Entre todos os procedimentos ofertados em clinica de estética masculina, talvez o mais procurado seja a depilação. À parte os benefícios que uma depilação definitiva pode trazer para a barba, por exemplo, a maioria dos outros procedimentos tem razões estéticas. Bem diferente da época em que pelos corporais eram sinal de masculinidade e poder (e charme, beleza e sensualidade), hoje as novas gerações já enxergam um novo padrão no horizonte. Seguindo as mesmas transformações ocorridas entre as mulheres (a quem nem mesmo os mais tradicionais pelos são poupados atualmente) os homens vêem o padrão de beleza masculina cada vez mais próximo do corpo de um adolescente. Costas, abdômen, peitorais, e até mesmo coxas e braços podem ser depilados nas clinicas de estética masculina. As opções incluem depilação com cera ou métodos mais avançados, e definitivos, como a utilização de laser, por exemplo.

A moda masculina, por seu turno, veio quebrar regras e diversificar os padrões. Hoje é possível encontrar uma variedade muito maior de roupa masculina a disposição dos consumidores, que podem escolher entre os estilos e tendências que mais se adaptem a seu estilo de vida e gosto.

De qualquer forma, cuidados básicos são bem vindos e já não era sem tempo que os homens começassem a investir mais neles. Proteção solar, limpeza de pele, massagens relaxantes, cuidados com os cabelos e os pés podem não só incrementar a beleza masculina, valorizando sua imagem profissional e pessoal, como podem também se transformar em momentos agradáveis de tranqüilidade, um verdadeiro momento anti-stress. E para isso, não é preciso ir longe – basta procurar uma clinica de estética masculina perto de você…

quarta-feira, 19 de maio de 2010

DEPILAÇÃO MASCULINA

Ter uma pele livre de pelos não é mais benefício restrito às mulheres.
O que, antes, era privilégio de atletas, hoje já abraça novos adeptos dos mais diversificados perfis e idades, interessados em cultivar uma vaidade, a higiene ou seguir orientação médica.
Absoluta nos banheiros dos rapazes há séculos, uma lâmina de barbear abriu espaço para métodos mais duráveis. A praticidade da lâmina, método de depilação rápido e simples, vem perdendo na preferência dos homens pelos inconvenientes que provoca, como irritação da pele e o intervalo muito curto para o crescimento dos pelos.
Além disso, a depilação deixou de ficar restrita a barba e se estendeu para outras áreas do corpo masculino.
Depois do abdômen, o tórax e as costas são as regiões mais requisitadas. Mas faço o que os clientes pedem. A faixa etária dos clientes varia desde adolescentes até senhores e muitos procuram uma depilação íntima.
Os preços variam de acordo com a região depilada.

DICAS - EVITANDO PROBLEMAS

Uma forma de não ter pelos encravados é aparar antes de depilar, deixando-os mais curtinhos para facilitar a retirada sem quebra. Se ocorrer a foliculite, procure um dermatologista para fazer a extração deste pelo.

Tome cuidado também com cremes depilatórios – aqueles que enfraquecem o pelo, que se solta com o auxílio de uma espátula. Para os mais sensíveis, podem dar alergias. Faça o teste no antebraço com uma pequena amostra. Se tudo der certo depois de 24 horas, aplique na região genital.

Se a opção for lâminas, não faça a depilação no sentido contrário ao crescimento do pelo, para não aumentar o risco de corte à pele ou o aparecimento de foliculite.

Depois que a área está toda limpa, você pode aplicar cremes cosméticos calmantes específicos, que ajudam bastante. Se houver vermelhidão ou irritação intensa, o uso de creme à base de corticóide pode ser bem interessante. Só que deve ser indicado sempre sob supervisão de um dermatologista.

Só por curiosidade: pelos são a proteção natural dos homens? “De fato sim, mas era principalmente na era do homem primata, quando não usavam roupas. Com a vestimenta, isso já quase tornou os pelos obsoletos”, brinca Adilson Costa.

HOMEM MODERNO

A depilação é cada vez menos uma coisa só de mulheres. Os abundantes pelos nas costas, nos ombros ou mesmo as sobrancelhas já estão completamente fora de moda. O que faz com que também os homens recorram à depilação. Um estudo da Metris.GfK para a marca Philips revela que 15 por cento dos portugueses, entre os 20 e os 60, já depilaram uma parte do corpo. A crescente preocupação dos homens deve-se a uma questão de higiene, conforto, mas, sobretudo, vaidade. E as mulheres agradecem, claro!

Por outro lado, os tabus relacionados com a virilidade natural começam a cair pouco a pouco e, o pelo abundante, símbolo de masculinidade, é hoje visto como desleixo.

Nos dias de hoje isso não seria nada difícil de se esperar!

COM PROFISSIONAL É MELHOR

DEPOIMENTO DE UM DEPILADO.

Estava eu assistindo tv numa tarde de domingo, naquele horário em que não se pode inventar nada o que fazer, pois no outro dia é segunda-feira, quando minha esposa deitou ao meu lado e ficou brincando com minhas ‘partes’.

Após alguns minutos ela veio com a seguinte idéia: Por que não depilamos
seus ovinhos, assim eu poderia fazer ‘outras coisas’ com eles.

Aquela frase foi igual um sino na minha cabeça. Por alguns segundos fiquei imaginando o que seriam ‘outra coisas’. Respondi que não, que doeria coisa e tal, mas ela veio com argumentos sobre as novas técnicas de depilação e eu imaginando as ‘outras coisas’ não tive mais como negar.

Concordei.

Ela me pediu que ficasse pelado enquanto buscaria os equipamentos
necessários para tal feito. Fiquei olhando para TV, porém minha mente
estava vagando pelas novas sensações, que só acordei quando escutei o
beep do microondas.

Ela voltou ao quarto com um pote de cera, uma espátula e alguns pedaços de plástico. Achei meio estranho aqueles equipamentos, mas ela estava com um ar de ‘dona da situação’ que deixaria qualquer médico urologista sentindo-se como residente.

Fiquei tranqüilo e autorizei o restante do processo. Pediu para que eu
ficasse numa posição de quase-frango- assado e liberasse o aceso a zona do agrião. Pegou meus ovinhos como quem pega duas bolinhas de porcelana e começou a passar cera morna. Achei aquela sensação maravilhosa! !

O Sr. Pinto já estava todo ‘pimpão’ como quem diz: ’sou o próximo da
fila’!!

Pelo início, fiquei imaginando quais seriam as ‘outras coisas’ que viriam
Após estarem completamente besuntados de cera, ela embrulhou ambos no plástico com tanto cuidado que eu achei que iria levá-los para viagem.
Fiquei imaginando onde ela teria aprendido essa técnica de prazer:
Na Thailândia, na China ou pela Internet mesmo.

Porém, alguns segundos depois ela esticou o saquinho para um lado e deu um puxão repentino. Todas as novas sensações foram trocadas por um
sonoro PUUUUTA QUEEEE O PARIUUUUUUU quase falado letra por letra. Olhei para o plástico para ver se o couro do meu saco não tinha ficado grudado. Ela disse que ainda restaram alguns pelinhos, e que precisava passar de novo.

Respondi prontamente:

Se depender de mim eles vão ficar aí para a eternidade!!
Segurei o Dr. Esquerdo e o Dr. Direito em minhas respectivas mãos, como quem segura os últimos ovos da mais bela ave amazônica em extinção, e fui para o banheiro. Sentia o coração bater nos ovos.
Abri o chuveiro e foi a primeira vez que eu molho o saco antes de molhar a cabeça. Passei alguns minutos só deixando a água gelada escorrer pelo meu corpo. Saí do banho, mas nesses momentos de dor qualquer homem vira um bebezinho novo: faz merda atrás de merda.
Peguei meu gel pós-barba com camomila ‘que acalma a pele’, enchi as mãos e passei nos ovos. Foi como se tivesse passado molho de pimenta. Sentei no bidê na posição de ‘lava xereca’ e deixei o chuveirinho acalmar os ‘doutores’. Peguei a toalha de rosto e fiquei abanando os ovos como quem abana um boxeador no 10°round. Olhei para meu pinto.
Ele tão alegrinho minutos atrás, estava tão pequeno que mais parecia irmão gêmeo de meu umbigo.

Nesse momento minha esposa bateu na porta do banheiro e perguntou se eu estava passando bem. Aquela voz antes tão aveludada e sedutora ficou igual uma gralha. Saí do banheiro e voltei para o quarto. Ela estava
argumentado que os pentelhos tinham saído pelas raízes, que demorariam voltar a nascer.
‘Pela espessura da pele do meu saco, aqui não nasce nem penugem, meus ovos vão ficar que nem os das codornas’, respondi.
Ela pediu para olhar como estavam. Eu falei para olhar com meio metro de distância e sem tocar em nada e se ficar rindo vai entrar na PORRADA!!
Vesti a camiseta e fui dormir (somente de camiseta). Naquele momento sexo para mim nem para perpetuar a espécie humana.
No outro dia pela manhã fui me arrumar para ir trabalhar. Os ovos estavam mais calmos, porém mais vermelhos que tomates maduros. Foi estranho sentir o vento bater em lugares nunca antes visitados.
Tentei colocar a cueca, mas nada feito. Procurei alguma cueca de veludo e nada.
Vesti a calça mais folgada que achei no armário e fui trabalhar sem cueca mesmo.
Entrei na minha seção andando igual um cowboy cagado.

Falei bom dia para todos, mas sem olhar nos olhos. E passei o dia inteiro
trabalhando em pé com receio de encostar os tomates maduros em
qualquer superfície.

Resta dizer: certas coisas tem de ser feitas somente pelas mulheres.
Não adianta tentar misturar os universos masculino e feminino.

Atenciosamente,

O Depilado